quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Saiba tudo sobre as DROGAS

Sabe, estive pesquisando vários temas para postar aqui no blog. Porém, achei um tema que me chamou muita atenção, porque, qualquer pessoa pode cair na armadilha das DROGAS, sendo essa pessoa CRIANÇA, ADOLESCENTE ou ADULTA. Então resolvi falar hoje sobre essa substancia nada legal para a saude e para as pessoas.

Conceitos

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais.  As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via retal (supositório).

O que leva uma pessoa a usar drogas?

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.

Interessante saber:
Bom, as Drogas causam efeitos nada legais, tanto psicologico quanto fisicamente. Varios famosos morreram por conta desta substancia, como a Amy Winehouse (cantora internacional), que morreu com apenas 27 anos.
Existem projetos que ajudam as crianças e os adolescentes a se informarem dos riscos e saberem mais sobre este assunto.O nome de um desses projetos é PROERD !

Fontes:

http://www.brasilescola.com/drogas/

http://www.antidrogas.com.br/oquedrogas.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário